Se tem uma coisa que eu odeio nessa vida de meu Deus é a tal da Zona Azul (acho que só não odeio mais que os tais vallets e flanelinhas), porque eu acho um tremendo absurdo eu ter que pagar pra estacionar meu carro na rua, que é um bem público - uma vez que o Brasil é uma república (que etimologicamente quer dizer coisa pública -
lat. res publica 'coisa pública, o Estado, a administração do Estado'), pagamos uma tonelada de impostos e a rua também é nossa. Bom, a tal da Zona Azul não deveria existir, já que o IPVA serviria teoricamente pra cobrir esse tipo de custo...
Mas, o que mais me intriga é que desde o começo do ano passado, o Dom Kassab (também conhecido como prefeito (a) de São Paulo), adotou a medida de transformar o enorme estacionamento do Parque do Ibirapuera (que sempre foi gratuito, desde que eu me entendo por gente) em área de Zona Azul. Antes que comece o debate, não está em pauta a medida, que em termos foi boa, pois limita o tempo dos carros nas vagas, afinal, quando não se conseguia vaga no estacionamento do parque e precisava deixar o carro nas ruas próximas, o motorista precisava desembolsar de R$ 10 a R$ 15 para um flanelinha "tomar conta do seu carro"... Uma vez que tudo aquilo virou Zona Azul está claro que é preciso implantar um sistema de fiscalização dos cartões - que dentro do parque valem por duas horas e não apenas uma como nas áreas comuns. O absurdo de tudo isso é o número de marronzinhos deslocados pra desempenhar essa função - pra se ter uma idéia básica, certa feita fui ao parque com o meu namorado que concederia uma entrevista ao
Cazé, e como não tava afim de dar uma de papagaio de pirata, preferi ficar no carro.
Na baia onde estacionei meu carro tinha sete marronzinhos. Pôxa, até eu quero um trabalho assim... Naquele pedaço cabiam entre 30 a 40 carros no máximo - levando-se em conta que se passar pra dar uma olhada de 15 em 15 minutos já tá bom (uma vez que os horários do cartão de Zona Azul não são precisos, e sim divididos de 15 em 15 minutos), pra que tanta gente pra tão pouco veículo?! Na uma hora e quinze minutos que fiquei no carro esperando pude reparar que o grupo de marronzinhos ficava batendo um papo, daí 15 minutos cada um olhava uns carros e logo formavam a rodinha de conversa de novo.
Agora pensa comigo, São Paulo é uma das cidades com pior trânsito do mundo, tem até uma emissora de rádio que dedica sua programação exclusivamente a isso, me diz por que deslocar tantos guardas para um trabalho "desnecessário", ao invés de os colocarem nas ruas pra auxiliar na fluidez do trânsito?! Não seria muito mais fácil implantar um sistema de parquímetros no Parque? Antes que comecem a me esfregar custos na cara, eu sei que o investimento inicial seria bem alto, porém, a médio prazo seria bem mais vantajoso pra cidade. A começar que esses marronzinhos estariam circulando por São Paulo, auxiliando nos pontos que tivessem mais dificuldades, como acidentes, semáforos queimados, buracos na pista, alagamentos etc. E isso sem falar que os parquímetros seriam bem mais precisos, proporcionando o lucro exato para a Prefeitura - pois passado o tempo ou o motorista vinha colocar mais $$$ no parquímetro, ou tirava o carro de lá, ou terceira opção, tomava uma bela duma multa, sem perhaps. Não teria gente pagando uma cervejinha pro guarda, ou mesmo aquelas loiras gostosonas que fingem estar dando mole pra autoridade, só pra escapar da dolorosa. Nada de jeitinho brasileiro... No máximo um ou dois guardas pra fiscalizar de hora em hora se tudo estava ok, trabalho que poderia, inclusive, ser feito pelos GCMs, também presentes no Parque.
Mas... Bem que eu sonho em um dia ver as coisas funcionando nesse país do jeito certo que deveriam ser. Espero estar viva pra ver o dia em que isso vai acontecer. o_o